segunda-feira, 13 de junho de 2016

Geada atinge municípios do Oeste Paulista durante a madrugada

Fenômeno atingiu o Bairro Marrequinha, em Dracena (Foto: Roberto Evangelista de Leite/Cedida)Fenômeno atingiu o Bairro Marrequinha, em Dracena (Foto: Roberto Evangelista de Leite/Cedida)
Algumas cidades do Oeste Paulista registraram a ocorrência de geada, na madrugada desta segunda-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Rancharia registrou uma temperatura de -2,6º C, considerada a segunda menor do Estado de São Paulo para esta segunda-feira (13). O primeiro lugar ficou com a cidade de Barra do Turvo (SP), no Vale do Ribeira, onde a mínima foi de -3,6 C. 
Teodoro Sampaio também foi afetado por geada (Foto: Maurício Pires de Pontes/Cedida)Município de Teodoro Sampaio também foi afetado
por geada
(Foto: Maurício Pires de Pontes/Cedida)
Além de Rancharia, Teodoro Sampaio e Dracena também registraram o fenômeno. Já a mínima na cidade de Presidente Prudente chegou aos 6,8º C, segundo o Inmet.
Conforme o climatologista Wagner Camarini, a geada é considerada o orvalho congelado. “Isso ocorre quando a temperatura na superfície atinge 0º C ou abaixo disso. Já havia a previsão da ocorrência do fenômeno para algumas regiões mais baixas”, explicou.
Segundo o climatologista, a chegada de uma nova massa de ar polar nos últimos dias ao Oeste Paulista contribuiu ainda mais para a queda das temperaturas. “Já havia uma frente fria por aqui e, com a chegada dessa nova massa, aumentou a probabilidade para a ocorrência do fenômeno”, pontuou.
Ainda conforme Camarini, Presidente Prudente registrou mínima de 5º C neste domingo (12), temperatura considerada mais baixa para o mês de junho desde 2011, quando os termômetros marcaram na época 2,6º C.

O climatologista esclareceu ainda que não há previsão de geada para os próximos dias na região, pois a massa de ar polar começará a perder força, fazendo com que as temperaturas voltem a subir

Nenhum comentário:

Postar um comentário