segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Tiroteio deixa 3 mortos e comandante da UPP Pavão-Pavãozinho é ferido

Uma intensa troca de tiros nesta segunda-feira (10) na comunidade Pavão-Pavãozinho causou pânico e fechou o comércio na favela e em ruas dos bairros Ipanema, Lagoa e Copacabana, na Zona Sul do Rio. Fora os disparos, comerciantes relataram ter ouvido a explosão de uma bomba. Vias de acesso à comunidade foram interditadas, e o acesso ao metrô do Complexo Rubem Bragaficou fechado por mais de uma hora.O capitão Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, Vinícius Apolinário de Oliveira, foi ferido por estilhaços. Ele foi levado para o Hospital Central da PM, no Estácio, e já teve alta. Outros dois PMs do Batalhão de Choque da corporação também foram feridos no confronto, mas o estado de saúde deles é estável.
Três suspeitos mortos
De acordo com a corporação,  três suspeitos foram baleados e morreram. Um homem conhecido como Samuca, indicado pela PM como o número dois do tráfico na comunidade, foi preso. Ele e outros sete suspeitos foram presos (veja a prisão no vídeo acima), após uma mulher que seria parente de um deles negociar a rendição.
Um vídeo com imagens fortes (veja no fim da reportagem), gravado por moradores de um prédio na Lagoa, mostra o momento em que um dos suspeitos despenca de encosta no Corte de Cantagalo, após vários disparos atingirem o morro.
Os disparos, segundo a polícia, foram feitos por PMs em um helicóptero do Grupamento Aeromóvel. A polícia, entretanto, afirmou que até a noite desta segunda não sabia dizer ainda se o homem que despencou foi atingido por um tiro ou morreu em decorrência da queda. 
O confronto começou logo pela manhã desta segunda, quando bases da UPP Pavão-Pavãozinho foram atacadas. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito morto pela manhã foi encontrado com uma pistola. Além de PMs de UPPs da Zona Sul, o Batalhão de Choque e o Comando de Operações Especiais (COE) patrulham a região.
Movimentação na entrada da comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro, após troca de tiros  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Movimentação na entrada da comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro, após troca de tiros (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Policiais prendem um homem suspeito de ser traficante durante operação na comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Policiais prendem um homem suspeito de ser traficante durante operação na comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Vias interditadas
Várias ruas da região foram interditadas por causa da troca de tiros. O Túnel Major Vaz, que liga Copacabana e Ipanema foi fechado, assim como as ruas Teixeira de Melo, em Ipanema, e a Gastão Baiana, na Lagoa. A Barão da Torre também chegou a ser interditada.
De manhã, a Rua Raul Pompeia, em Copacabana, já havia sido fechada durante um confronto. O acesso do metrô do Complexo Rubem Braga, onde elevador faz ligação com a comunidade, ficou fechado por 1h10, sendo reaberto por volta das 17h.
Comerciantes disseram ao G1 que ouviram, além de tiros, barulhos de bomba. A assessoria do Metrô confirmou o barulho de bomba próximo à estação General Osório.
Policiais fazem patrulha na entrada da comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro, após troca de tiros  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Policiais fazem patrulha na entrada da comunidade Pavão-Pavãozinho em Copacabana, no Rio de Janeiro, após troca de tiros (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Policial patrulha via próxima ao Pavão-Pavãozinho (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)Policial patrulha via próxima ao Pavão-Pavãozinho (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)
Armas, droga e equipamentos apreendidos no Pavão-Pavãozinho (Foto: Nicolás Satriano/G1)Armas, droga e equipamentos apreendidos no Pavão-Pavãozinho (Foto: Nicolás Satriano/G1)

  •  
Comércio fechado na Rua Sá Ferreira, em Copacabana (Foto: Nicolás Satriano/G1)Comércio fechado na Rua Sá Ferreira, em Copacabana (Foto: Nicolás Satriano/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário