segunda-feira, 18 de abril de 2016

MARC SOUZA - A bipolaridade dos eleitores brasileiros



Em matéria de política o povo brasileiro é bipolar. Ele é totalmente contra a corrupção, mas insiste em votar em políticos corruptos. Basta ter assistido a votação na câmara dos deputados sobre o impeachment para ter a certeza disso.
Isso vem de longe.
Não é de hoje que o povo elege políticos investigados por corrupção, e até mesmo, políticos já punidos por este crime.
Depois de eleger tais políticos vem a revolta. O povo se revolta, faz manifestações, exigem a saída daqueles que ele mesmo elegeu.
Com Dilma Rousseff não foi diferente.
Volto até antes da presidente ser eleita. No primeiro mandato do ex-presidente Lula, surgiu o mensalão. Mesmo com provas do envolvimento do ex presidente e de vários de seus apoiadores, Lula conseguiu a reeleição, e muitos dos que o apoiavam estavam envolvidos neste esquema de corrupção, também.
Já no segundo mandado do presidente, o STF referendou a existência do mensalão condenando vários envolvidos, no entanto, mesmo assim, o povo elegeu Dilma como presidente, fiel escudeira do ex-presidente. Importante, salientar que Dilma fez um primeiro mandato terrível e com várias denuncias de corrupção, no entanto, o povo a reelegeu.
Isso em se falando ao cargo máximo da república. Dos deputados e senadores eleitos, não dá para contar nos dedos quantos estão envolvidos em casos de corrupção. Muitos chegaram a renunciar seus mandatos anteriores para evitar cassação, e, perderem o direito de se candidatarem a cargos políticos.
Tem até presidente que sofreu impeachment.
Mas mesmo assim...
Desculpe povo brasileiro, mas, o que vivemos hoje, não é nada mais do que o que plantamos politicamente. Somos diretamente responsáveis por todo este caos político que assola o país.
Não adianta reclamar que quem recebeu a denuncia contra a presidente também é indiciado por corrupção (não é de hoje que ele esta envolvido em casos como esses), afinal, ele foi colocado naquele lugar por quem? Isso cabe também ao reclamarmos do vice-presidente e de outros deputados e senadores. Talvez se tivéssemos mais responsabilidade ao votarmos a situação seria outra.
A culpa de tudo o que esta acontecendo hoje, é do eleitor, e nada mais. Se todos são corruptos por que foram colocados lá.
Talvez esta seja a chance de crescermos e mudarmos a nossa postura, e, talvez, nas próximas eleições os resultados serão diferentes. Isso cabe a nós. A responsabilidade é nossa.

Aprender com os erros, já seria um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário