sábado, 2 de julho de 2016

Acusada de assaltar os pais vai para ‘Presídio das Celebridades’

Estudante acusada de assaltar os pais é transferida para ‘Presídio das Celebridades’
MÁRCIO ZENI - Guararapes

Após rápida passagem pela superlotada Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, destino certo de mulheres condenadas ou que aguardam julgamento por crimes cometidos na região de Araçatuba, a estudante Letícia Ayumi Rodrigues Kudo, 21, a jovem acusada de tramar o assalto contra o pai, Hélio Hideo Kudo, 57, um empresário bastante conhecido de Guararapes, agora aguarda o desenrolar de seu processo presa na Penitenciária Feminina de Tremembé (a 148 quilômetros de São Paulo).


A unidade é conhecida por receber detentas 'famosas', como Suzane Von Richthofen, que planejou a morte dos pais; Elize Matsunaga, que esquartejou o marido, dono da Indústria Yoki, e Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, jogada do sexto andar de um prédio na capital paulista.

A transferência ocorreu na segunda semana de junho. A mudança se trata de uma questão administrativa tomada pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e não sofreu interferência da Justiça.

Segundo a SAP, essas presas "ilustres" vão para Tremembé por questões de segurança, uma vez que não podem ser misturadas com detentas comuns, devido ao clamor e repercussão causados pelos crimes cometidos.
Nesse raciocínio, pelo fato de estarem em uma unidade com quem praticou o mesmo tipo de delito, as presas estão 'em tese' mais protegidas.

No caso de Letícia Kudo, ela é acusada de cometer um crime contra os próprios familiares, situação que não é tolerada pelo 'código de honra' dos presos. Durante o assalto, o pai de Letícia foi machucado pelos bandidos contratados.
"Por ser tratar de um caso contra os próprios familiares, a presa foi deslocada para Tremembé, a fim de preservar sua integridade", informou ontem ao O Liberal Regional, a assessoria da SAP
.
LOTAÇÃO
Em termos de ocupação, a Penitenciária de Tremembé tem capacidade para 227 detentas e hoje abriga 203, uma situação rara em se tratando de unidades prisionais no Estado de São Paulo.

Já a Penitenciária de Tupi Paulista tem hoje uma população prisional de 1.136 detentas, embora tenha sido construída para abrigar 708. Na APP (Ala de Progressão Penitenciária), a capacidade é para 72 detentas, mas atualmente abriga 80 mulheres.

CRIME
O assalto contra a casa do empresário ocorreu na noite de 27 de março deste ano. Três homens invadiram a residência, sendo o estudante de Direito Rafael Henrique da Costa, Vítor Diniz Araújo e o detento Carlos Eduardo Rocha Dias, o ' Duda' , que havia deixado a Penitenciária 2, na região de Bauru, por conta da Saída Temporária da Páscoa.

Um outro estudante de direito, Anderson Stringuetta, levou o grupo de carro à casa da vítima. Eles roubaram R$ 15 mil em dinheiro, cerca de R$ 40 mil em jóias e três armas. A polícia também identificou Luiz Gustavo Yoshimoto, um ex-funcionário do restaurante do empresário, acusado de atuar como elo entre a filha e os demais envolvidos. Todos estão presos preventivamente.

Letícia e uma irmã de 17 anos são apontadas pela Polícia Civil como as 'mentoras intelectuais' ' do assalto praticado contra o pai. Além de 'recrutar' os assaltantes por meio de uma rede social, as garotas abasteceram os bandidos com várias informações sobre a rotina da vítima e ainda auxiliaram na invasão da residência, dopando os cães de guarda. O caso da adolescente está nas mãos da Vara da Infância e da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário