segunda-feira, 30 de maio de 2016

Campanha contra o Aedes aegypti causa polêmica no interior de São Paulo

Peça publicitária veiculada em jornal de Catanduva fez piada com um dos efeitos da microcefalia, associada ao zika vírus

Estadão Conteúdo
Campanha contra o Aedes aegypti veiculada em Catanduva fazia piada com a microcefalia
Reprodução
Campanha contra o Aedes aegypti veiculada em Catanduva fazia piada com a microcefalia
Uma campanha contra o Aedes aegypti com foco na relação do zika vírus com a microcefalia causou polêmica em Catanduva, cidade do interior de São Paulo. O texto publicitário fazia menção a um dos efeitos mais graves da doença, a redução do perímetro encefálico na tentativa de incentivar o combate ao mosquito.
"Deixe de ser cabeça pequena. Combata o mosquito que causa a microcefalia", dizia a peça publicitária usada na campanha. A cidade teve dois casos confirmados de zika este ano, mas nenhum em gestante.O material foi veiculado em um jornal local e causou repercussão, principalmente pelas redes sociais. Depois que um morador postou o anúncio, afirmando que a frase era "de mau gosto", várias pessoas postaram comentários, como "não é piada?" e "essa foi infeliz".A campanha foi veiculada pelo hospital psiquiátrico Mahatma Gandhi e tem os selos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catanduva e do Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital informou ter usado os selos por ser gestor da UPA, mantida pelo SUS. Informou ainda que o objetivo era causar impacto para chamar a atenção para os riscos do Aedes e que a campanha já foi alterada. Uma nova publicação foi feita com a frase: "Pare de pensar pequeno, combata o mosquito que causa microcefalia".
Em todo o Brasil, foram confirmados 1.434 casos de microcefalia em 517 municípios de 25 unidades da federação, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde. A pasta considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/saude/2016-05-30/campanha-contra-o-aedes-aegypti-causa-polemica-no-interior-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário